Como não cair em repetição

Oi, chuchus! Tudo bom? Como estão vocês? Espero que bem! Bem, hoje vim dar dicas de como não repetir palavras ao escrever um texto. Primeiro de tudo iremos falar de duas coisas pequenos, e até mesmo parecidas, mas muito importantes: coesão e coerência. 

Quando escrevemos uma frase logo teremos que completa-la com outra para que mantenha o mesmo sentido dado no enunciado assim completaremos o pensamento ou frase que queremos passar para o leitor. Se não houver essa conexão uma mensagem sem nexo e sem lógica logo perdendo o sentido da linha de pensamento e de escrita que queremos passar. Esta é a coesão. Não existe um texto de coesão sem a coerência. Não tem como começar uma frase falando de como o abacate é bom para a nossa saúde e depois começar um assunto como o último filme lançado pelo Spielberg não foi tão bom como outros. Não há sentido entre essas duas frases. Assim como tem que ter um sentido para sua frase também acabamos cometendo a repetição, mesmo que não queremos.

Por exemplo, eu escrevo tanto em primeira quanto em terceira pessoa, então em primeira pessoa podemos usar o pronome oculto, exemplo: Sou do interior de São Paulo. Eu não preciso usar o "eu" já que ele está em sujeito oculto. Independente de em qual narrador você está falando ás vezes acabamos fazendo um ponto de vista geral de certa cena e vamos falar de certo personagem que está dialogando com a principal. Se você está escrevendo uma cena: 

" — E então como foi seu dia?  —  Anna perguntou" 

Invés de repetirmos a palavra Anna podemos colocar o sobrenome da personagem, a cor de cabelo dela ou até mesmo citamos o relacionamento dela com sua personagem como colegas de quarto, irmã, melhor amiga, etc.

E há também como usar pronomes. Os pessoais como o lhe, lha, a, as, etc. Os indefinidos —  algum, nenhum, todo, outro. Os demonstrativos — isso, disso, aquilo, etc. Os advérbios pronominais como lá, cá, aqui, etc. E numerais, por exemplo: John e Karen iriam ao cinema, mas os dois tiveram que ir embora devido as enchentes.

Há também a hiponímia e a hiperonímia. Calma, que vou explicar (risos). A hiperonímia é quando há um sentido específico para tal palavra, como, por exemplo, répteis é um núcleo específico de certo animal. Já a hiponímia é um grupo de palavras nesse sentido específico. Por exemplo: patinação no gelo, esqui e snowboard são tipos de esporte que se praticam em lugares mais frios e com neve.

Bem, essa foi a dica de hoje. Espero que tenham gostado e, se for ficwriter, espero ter te ajudado. Boa sorte, boa leitura/escrita.

Xoxo, Maria!








Nenhum comentário:

Postar um comentário